2 anos

de sucesso no mundo do samba

20 de Janeiro (Dia de São Sebastião do Rio de Janeiro)

A cidade do Rio de Janeiro é tem uma marca de que a torna fascinante e envolvente para brasileiros e estrangeiros. Neste dia, os cariocas sempre a reverenciam. Nós, integrantes de alas de baianas, ficamos felizes em comemorar este dia tão importante no calendário da cidade.
2 de fevereiro ( Dia da Integrante de Ala de Baiana)
Nosso grande dia! Através da Lei Municipal no.4253, de 16 de dezembro de 2005, fica estabelecido que 2 de fevereiro é o Dia de Integrantes de Alas de Baianas das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro, participando, assim, do calendário oficial de eventos de interesse turístico e histórico da cidade.

Procissão de Yemanjá RJ - Cópia2 de fevereiro ( Procissão de Yemanjá)

Também neste dia acontece a tradicional procissão em homenagem a deusa Yemanjá. A procissão sai da Cinelândia em direção a Praça XV, onde, no mar, são jogadas flores para a rainha das águas. Momento importante onde as mulheres afro se identificam com sua cultura.

8 de março (Dia Internacional da Mulher)

Estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), neste dia, acontecem seminárioscongressos e debate sobre o papel da mulher no mundo e sua contribuição para história da Humanidade. São revistos e analisados diversos papéis femininos.

21 de março (Dia Estadual de Combate ao Racismo)

Estabelecido através de lei pelo primeiro governo Leonel Brizola (1983-1986), em homenagem aos negros que vinham sendo humilhados e mortos pela política de separação entre brancos e negros na África do Sul, chamada de “apartheid”.

23 de abril ( Dia de São Jorge)

Um dos santos mais queridos pelos cariocas. Neste dia, a igreja dedicada ao santo, ao lado do Campo de Santana, fica tomada de fiéis. Salve São Jorge!

Dia da Mulher Negra25 de Julho (Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e do Caribe)

Dia estabelecido, em 1992, na República Domicana, por 400 mulheres, militantes do movimento negro internacional feminino . Neste dia, nos países destes continentes, são organizados eventos de combate ao racismo.

13 de maio (Dia da Libertação dos Escravos)

Dia da Libertação dos escravos no Brasil acontecida em 1988. Neste dia, os militantes negros não comemoram, mas fazem eventos para discutir políticas para melhoria de vida do povo negro brasileiro. Tradicionalmente é conhecido como “Dia dos Pretos Velhos”, onde umbandistas oferecem homenagens aos seus santos.

27 de setembro (Dia de São Cosme e São Damião)

Os gêmeos São Cosme e Damião tem uma presença forte na cultura dos subúrbios cariocas. Neste dia, tradicionalmente, famílias e crianças oferecem doces e balas nas casas, prédios e ruas.

12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida)

Santa negra brasileira e padroeira do Brasil.

Dia da Conscieincia Negra - Marcos Silva20 de novembro (Dia Nacional da Consciência)

O grande evento afro do Brasil, em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Somente no estado do Rio de Janeiro, existem oito monumentos em homenagem a Zumbi, sendo o principal, na antiga Praça XV, em frente ao Terreirão do Samba.

2 de dezembro (Dia Nacional do Samba)

O samba, nossa razão, tem o seu dia. Nesta data, por estado do Rio de Janeiro, são realizados eventos em comemoração a essa data. Da gare da Central do Brasil, sai, em direção a Osvaldo Cruz, o tradicional “Trem do Samba”.

 

 

 

 

 

walmir dias

História e memórias de baianas das escolas de samba