2 anos

de sucesso no mundo do samba

darcy-ribeiro-fotoO mais importante crítico literário vivo do país, Antonio Cândido, de São Paulo, tem sua lista de grandes obras. Para ele, todos os brasileiros deveriam lê-las. Esta lista está sendo divulgada nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Entre os livros arrolados por ele, de extrema importância para entendimento da nação brasileira, no seu entendimento, encontra-se “ O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”, do antropólogo Darcy Ribeiro ( 1922-1997).

Esta obra foi publicada em fins dos anos 1990.

Essa indicação me chamou atenção, pois, na época de seu lançamento, não despertou interesse acadêmico nem midiático.

Leia mais: DARCY RIBEIRO: AMOR AO POVO BRASILEIRO

1176251 4883311895313 995728157 nO Quilombo de Palmares, nascido em 1600, entre Alagoas e Pernambuco, se tornou no maior estado negro independente das três Américas, com mais 40 mil escravos rebelados, e construindo uma nova nação, em contraponto á violência do colonialismo português. Seu líder maior foi Zumbi dos Palmares, que, durante 17 anos, derrotou as tropas portuguesas em sucessivas batalhas. Acompanhe um ABC deste quilombo famoso na história do Brasil:

Leia mais: O ABC DO  QUILOMBO DE PALMARES 

AlaBaianasBaianasRodopioComponentes mais jovens, revezamento entre escolas e cursos são armas para preservar a ala-mãe, encolhida pelo avanço da idade e a conversão religiosa.

MAIÁ MENEZES

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais: BAIANAS NA DISPERSÃO

CidadedoSambaÀ medida que a aldeã cidade do Rio de Janeiro foi conhecendo o progresso, passamos a trazer o carnaval europeu da Renascença, para substituir o entrudo1. Assim, em 1840, uma mulher italiana promoveu o primeiro baile carnavalesco no Hotel Itália.

Em 1846, a artista Clara Delmastro monta, no teatro São Januário, um grandioso Baile de máscaras. Também em 1846 chega ao Rio de Janeiro a Polca, que logo se transformou numa coqueluche dos bailes,que se multiplicavam.

Leia mais: ORIGENS DO CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO

BlackJesus1No primeiro exemplar de Identidades fiz algumas perguntas sobre negros na Bíblia. Algumas pessoas ficaram curiosas e escreveram para perguntar “ quem eram”? Aqui está a resposta. O profeta com raízes africanas é Sofonias! O versículo 1, do capítulo 1,  o identifica pela sua família. O nome do pai dele é Cusi. Cusi significa “ O etíope”. Os “etíopes”   foram um povo importantíssimo durante várias épocas veterotestamentárias, e, no livro dos Atos dos Apóstolos, percebemos que o livro do profeta Isaías era lido dentre este povo.

Leia mais: JESUS NEGRO: OS AFRICANOS DA BÍBLIA

História e memórias de baianas das escolas de samba